(54) 3028-4541

Caxias do Sul / RS

(54) 3232-4545

Vacaria / RS

(51) 3632-4622

Montenegro / RS

02/01/2024

A geopolítica como ferramenta de crescimento na agroindústria brasileira  

11 min. de leitura

A geopolítica como ferramenta de crescimento na agroindústria brasileira

A geopolítica foi um dos temas tratados pela jornalista Kellen Severo no 9º Encontro do Parceiros do Agronegócio e Agricultura Familiar, promovida pela parceira de negócios, Cooperativa Sicredi Serrana.

Segundo a jornalista, a atenção para os fatos que acontecem ao redor do mundo pode ser mais relevante para seu negócio do que se imagina, uma vez que vivemos em um mercado globalizado onde fatos do outro lado do mundo podem impactar até nas pequenas propriedades.

Geopolítica da guerra

Estamos testemunhando conflitos eclodindo em várias partes do mundo que afetam de forma exponencial não somente a determinação de preços, mas igualmente o fornecimento de insumos fundamentais.

- Guerra Rússia x Ucrânia: a região onde o conflito está localizado é forte produtor de fertilizantes e grãos; o foco dos países envolvidos em ataque e defesa acaba por prejudicar a produção local, o que diminui o fornecimento desses produtos para exportação e, por consequência, aumenta o valor de venda dos itens.

- Guerra Israel x Hamas: embora o conflito não seja entre países, mas entre um país e um grupo terrorista, este grupo está localizado na Palestina, gerando uma guerra armada que já causou milhares de mortes. Além da imensa crise humanitária, a região está cercada de países produtores de energia, onde conflitos civis estão sempre prontos para acontecer.

A própria imprevisibilidade de uma guerra contribui para uma insegurança generalizada do mercado, o medo de investimentos a longo prazo, o que torna a geopolítica um aspecto importante na consideração quanto ao destino de cada negócio.

Entretanto, nem tudo é má notícia e pessimismo.

Geopolítica da oportunidade

Dentro do aspecto global, as mudanças socais e políticas dos países e as próprias guerras produzem oportunidades para o agronegócio de países que nutrem estabilidade em seu território, como é o caso do Brasil, que já é, por natureza, um grande exportador do setor.

- A escassez pelo conflito: países em guerra ainda são países com população ativa. A natureza dos conflitos reduz a produção local, mas não a necessidade de consumo dos habitantes, o que obriga os governos a garantir o alimento através da importação de países em plena produção. Nesse cenário, há a oportunidade de exportação emergencial para países em conflito.

- As mudanças em status e posição de crescimento de países de grande porte também geram necessidade emergencial de abastecer a população. Como é o caso da Índia, um dos países mais populosos do planeta e com baixa produção própria, é certamente um potencial grande cliente da produção brasileira.

Geopolítica do futuro

O movimento global jamais deixará de acontecer, o que faz com que riscos e oportunidades sejam sempre parte da rotina de qualquer empresário. No ramo do agronegócio essa atenção aumenta por se tratar da base de toda a economia, matéria-prima para os mais diversos segmentos e ainda afetado por questões que vão além do movimento do homem.

Entretanto, esse movimento acompanhado da tecnologia e da atenção para seus efeitos pode garantir um crescimento exponencial do produtor rural. É exatamente nessa porta de oportunidade que a SOL Soluções Yanmar impulsiona seu trabalho.

Parceria com grandes marcas e aposta na tecnologia japonesa da Yanmar são, sem dúvida, a comprovação de que o produtor rural tem ao seu lado uma empresa que está conectada com o movimento geopolítico e as possibilidades de crescimento que ele gera.

Receba nossos lançamentos

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Ao enviar a mensagem, você declara que leu e aceitou os Termos de Uso e a Política de Privacidade

Você precisa aceitar a Política de Privacidade