(54) 3028-4541

Caxias do Sul / RS

(54) 3232-4545

Vacaria / RS

(51) 3632-4622

Montenegro / RS

17/07/2023

FENÔMENO EL NIÑO PROMETE TEMPORADA DE CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL

5 min. de leitura

Segundo as previsões dos meteorologistas, o fenômeno El Niño tem fortes chances de atingir o Brasil entre julho e agosto de 2023. Com o superaquecimento das águas do Oceano Pacífico, o fenômeno provoca um aumento significativo das chuvas na região Sul do país, obrigando medidas de cuidado com o plantio com o excesso de umidade do solo.

O trigo, por exemplo, como uma safra de grande destaque no Estado, está estimado para uma colheita em torno de 14% menor do que no ano passado, mas ainda assim os números são otimistas, já que a projeção só perde para a colheita de 2022 devido ao favorecimento do clima.

Apesar de favorecer o plantio de grãos, o período de chuvas intensas também exige alguns cuidados; com a constante umidade do solo, algumas culturas podem ser infestadas para bactérias ou fungos que apodrecem as raízes. Da mesma forma, outras bactérias fundamentais na cultura são danificadas, junto com as raízes, pela diminuição do oxigênio.

Outros efeitos do excesso de chuvas são a instabilidade da terra, podendo provocar a quedas das plantas, bem como retira da terra alguns nutrientes fundamentais para o crescimento saudável da cultura.

Essa retirada de nutrientes é conhecida como “lixiviação” da terra, que pode provocar inclusive acidificação ou salinização da cultura; esses efeitos modificam o metabolismo da planta, prejudicando não somente seu crescimento, mas também a qualidade do produto final.

Para essas situações, a recomendação é um controle constante do nível de umidade da terra, bem como o uso de cobertura vegetal ou resíduos de culturas que possam “sugar” o excesso de água, protegendo as raízes contra micro-organismos nocivos.

É importante ressaltar que essas variações climáticas são esporádicas e não são tão graves quando tomadas as devidas precauções. A recuperação da terra é possível e há um ótimo caminho para excelentes safras com as sementes e os equipamentos certos.

Receba nossos lançamentos

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Ao enviar a mensagem, você declara que leu e aceitou os Termos de Uso e a Política de Privacidade

Você precisa aceitar a Política de Privacidade